TENCENT, A EMPRESA QUE MAIS CRESCE NO MUNDO

 


Muita gente ainda não conhece a Tencent, a empresa chinesa de telecomunicações tem rapidamente se tornado uma das maiores empresas da internet. A Tencent se tornou a dona de 40% das ações da Riot Games, Epic Games, Tesla Inc., Warner Music Group, Universal Music Group, Supercell, Funcom, Snap Inc., Miniclip, Voodoo, iflix, Tencent Pictures, Grinding Gear Games, Tencent Video, TiMi Studios, ou seja, ela está por tras de muitas coisas e não sabíamos disso até Donald Trump iniciar uma caça as bruxas as empresas chinesas.

COMO A TENCENT COMEÇOU

Co-fundada em 1998 por Ma Huateng e quatro amigos, a Tencent lançou seu primeiro produto em 1999 – um serviço gratuito de mensagens no PC chamado OICQ, mais tarde renomeado QQ. Ele garantiu um milhão de usuários no primeiro ano, mas a empresa permaneceu sem lucro pelos três anos seguintes. Foi somente em 2001, após o lançamento do MobileQQ para celulares, que a Tencent teve seu primeiro lucro, mas ela só ficou rica em 2011, com o lançamento do WeChat e a aquisição da Riot Games.

ESTRATÉGIA COMERCIAL

A estratégia de lucros da Tencent até agora tem sido um caminho inverso para a maneira tradicional de fazer negócios: onde as empresas primeiro criam um produto ou serviço e depois procuram clientes. A Tencent começou com uma plataforma de distribuição e construiu seu alcance antes de passar a monetizar suas diversas aplicações. Sua maior fonte de receita até a década de 2010 tem sido principalmente de jogos baseados em smartphones e PC, e também de redes sociais, assinaturas de conteúdo digital, assinaturas de membros e venda de bens virtuais, representando mais de 70% de sua receita total. O resto veio da publicidade online e do e-commerce.

DONA DAS REDES SOCIAIS

Na China, a Tencent é responsável por alguns dos maiores aplicativos de mídia social e troca de mensagens, incluindo QQ, WeChat e Qzone. Ela é dona de um sistema de pagamentos online o TenPay, tem uma nuvem para armazenamento online a Weiyun, com tudo isso ela é a maior empresa de redes sociais do mundo, alcançando a enorme população chinesa.

MUNDO GAMER E ESPORTS

Aqui no ocidente, é muito provável que você use um dos produtos da Tencent enquanto joga.  Ela é dona das empresas Riot Games (League of Legends), Supercell (Clash of Clans) e tem investimentos pesados em grandes empresas como a Epic Games (Fortnite e Epic Store) e Activision Blizzard (Overwatch,Destiny, World of Warcraft, Diablo e Hearthstone), há rumores de que a empresa planeja engolir o criador do Angry Birds, Rovio.

COMO A TENCENT FICOU TÃO GRANDE

A Tencent tem um grande número de usuários - o WeChat atingiu 938 milhões de usuários, e o governo chinês desempenhou um papel importante no crescimento da Tencent. O regime autoritário da China, baniu os rivais em redes sociais e comunicações Google e o Facebook,  o comércio eletrônico também um plano de cinco anos do Partido Comunista, de 2011 a 2015. Combine isso com uma população gigantesca que adota tecnologia mais rapidamente que muitos mercados ocidentais e você tem a primeira companhia chinesa a ultrapassar a marca de meio trilhão de dólares.

QUAL A AMEAÇA DELA?

A maior ameaça da Tencent, é ela ter tantos dados de cartões de créditos e bancos americanos, isso é algo estratégico em casos de guerras cibernéticas, eu não me sinto seguro sabendo que o Facebook e Google rastreiam o que faço, o que digito, mas eles fazem isso para otimizar os anúncios e vendas, se algum problema ocorrer com seus dados vazados, a justiça americana pune os responsáveis. Agora me diga se você se sente bem, sabendo que um país autoritário, que persegue minorias, que tem campos de concentração islâmica, que perseguiu os médicos que tentaram alertar o mundo do Corona Virus.
Duvido você falar que sim, não importa sua linha de pensamento, qualquer autoritarismo é o fim, e é isso que ela está oferecendo, um acordo com um país que não admite dialogos.

Postar um comentário

0 Comentários